Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

Smells Like Teen Spirit - Nirvana


"Smells Like Teen Spirit" é uma canção da banda grunge norte-americana Nirvana, sendo a faixa de abertura e primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind, lançado em 1991. Escrita por Kurt Cobain e produzida por Butch Vig, a canção usa o formato verso-refrão, e o riff principal é usado durante a introdução e refrão para criar uma dinâmica de alternância entre as secções de maior e menor violência sonora.


O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou o Nevermind para o topo das tabelas de vendas no início de 1992, sendo frequentemente citado como o momento em que o rock alternativo atingiu o status de mainstream. "Teen Spirit" foi o primeiro e o maior hit dos Nirvana, chegando ao 6º lugar no Billboard Hot 100 e entrando nos tops de vários países em todo o mundo entre 1991 e 1992.
"Smells Like Teen Spirit" recebeu enorme aclamação da crítica, tendo ficado em primeiro em diversas listas especializadas, como da Village Voice, e vencendo dois MTV Video Music Awards com o seu vídeo musical, que recebeu grande rotação televisiva. A canção foi considerada um "hino para os míudos apáticos" da Geração X, no entanto a banda cresceu desconfortável com o sucesso e a atenção que começaram a receber. Mesmo após o fim dos Nirvana, tanto ouvintes como críticos continuam a considerar "Smells Like Teen Spirit" como uma das maiores canções de rock de todos os tempos.

Origens e gravação

Numa entrevista em Janeiro de 1994 à Rolling Stone, o líder dos Nirvana Kurt Cobain revelou que "Smells Like Teen Spirit" foi uma tentativa de escrever uma canção ao estilo dos Pixies, uma banda que ele admirava bastante. Ele afirmou:
Cquote1.svg
Eu estava a tentar escrever a última canção pop. Basicamente estava a tentar copiar os Pixies. Tenho que o admitir. Quando ouvi Pixies pela primeira vez, fiquei de tal maneira ligado àquela banda que devia ter pertencido a essa banda – ou pelo menos a uma banda de covers dos Pixies. Nós usámos o sentido de dinâmica deles, sendo leve e calmo e depois alto e pesado.
Cquote2.svg
Kurt Cobain para a Rolling Stone.
Cobain só começou a escrever a letra de "Smells Like Teen Spirit" poucas semanas antes de se iniciarem as gravações do Nevermind, em 1991.Quando ele apresentou a canção pela primeira vez aos seus companheiros de banda, apenas era constituída pelo riff principal e pela melodia vocal no refrão, e o baixista Krist Novoselic considerou-a na altura "ridícula". Em resposta, Cobain fez a banda tocar o riff durante "uma hora e meia".Numa entrevista em 2001, Novoselic afirmou que após tocar repetidamente o riff, pensou:
Cquote1.svg
"'Um minuto. Porque é que não baixamos um pouco isto?' Então comecei a tocar a parte dos versos. E o Dave [começou] a tocar uma batida na bateria."
Cquote2.svg
Krist Novoselic para a Guitar World
Como resultado, todos os membros são creditados como compositores.
Cobain deu a ideia para o título da canção após a sua amiga Kathleen Hanna, na altura vocalista da banda riot grrrl punk Bikini Kill, ter escrito com spray "Kurt Smells Like Teen Spirit" na sua parede. Como tinham estado a discutir temas como anarquismo, punk rock, entre outros, Cobain interpretou o slogan como possuindo um significado revolucionário. Contudo, o que Hanna na verdade pretendia dizer era que Cobain cheirava a um desodorizante chamado Teen Spirit, que a sua então namorada Tobi Vail usava. Cobain afirmou mais tarde que não fazia ideia que era uma marca de desodorizante até descobrir meses depois do single ter sido lançado.
"Smells Like Teen Spirit" era, juntamente com "Come as You Are," uma das poucas novas canções que estavam escritas desde as primeiras sessões de gravação dos Nirvana com o produtor Butch Vig em 1990. Antes do início das gravações do Nevermind, a banda enviou a Vig uma demo em cassete com rehearsals de várias canções, entre as quais "Teen Spirit". Apesar do som da cassete estar bastante distorcido devido ao elevado volume a que a banda tocou, Vig conseguiu retirar alguma melodia e sentiu que a canção prometia. Os Nirvana gravaram "Smells Like Teen Spirit" no estúdio Sound City em Van Nuys, Califórnia com Vig em Maio de 1991. Vig sugeriu então algumas modificações no arranjo da canção, incluindo colocar uma guitarra a improvisar no refrão e reduzindo a duração deste. A banda gravou a faixa base da canção em três takes, e decidiu manter o segundo.
 

Lançamento, sucesso e reconhecimento

"Smells Like Teen Spirit" foi lançada a 10 de Setembro de 1991Nevermind, primeiro álbum da banda a ser lançado por uma editora de grande dimensão, a Geffen Records (DGC). Não se esperava que a canção tivesse sucesso, sendo apenas apontada para servir de base para o surgimento do rock alternativo. Pelo contrário, o single seguinte "Come as You Are" deveria ser o que levaria a banda para formatos mais mainstream. Contudo, as rádios estudantis e as estações de rádio rock pegaram na canção, e deram-lhe bastante rotação.

O vídeo recebeu a sua estreia mundial no programa de rock alternativo da MTV 120 Minutes, e tornou-se de tal forma popular que o canal começou a passá-lo regularmente durante o dia. Como resultado, o Nevermind começou a vender milhares de cópias por semana, culminando em retirar do lugar cimeiro da Billboard 200 o álbum Dangerous de Michael Jackson, em Janeiro de 1992.

"Smells Like Teen Spirit" foi um sucesso não só comercial mas também junto da crítica. A canção ficou em primeiro nas votações de final do ano de 1991 da Village Voice, a "Pazz & Jop", e da Melody Maker, e ficou em segundo lugar na lista da Rolling Stone para melhores singles do ano. O single atingiu o sexto lugar no Billboard Hot 100 na mesma semana em que o Nevermind atingiu o primeiro lugar na tabela de venda de álbuns."Teen Spirit" chegou ao primeiro lugar na tabela Modern Rock Tracks, e já foi certificado em platina pela RIAA, referente à venda de mais de um milhão de cópias. Na onda do sucesso dos Nirvana, Michael Azerrad escreveu num artigo da Rolling Stone em 1992, "'Smells Like Teen Spirit' é um hino para (ou será contra?) a geração 'Why Ask Why?' (em pt: "Porquê perguntar porquê?"). Só não torna Cobain porta-voz de uma geração." De qualquer forma, a imprensa musical atribuiu à canção o estatuto de "hino de uma geração", colocando Cobain como um relutante porta-voz da Geração X.O The New York Times observou que "'Smells Like Teen Spirit' poderia ser a versão desta geração do single de 1976 dos Sex Pistols, 'Anarchy in the U.K.', se não fosse pela infeliz ironia que invade o seu título", e acrescentou, "Como os Nirvana sabem muito bem, o 'espírito jovem' é habitualmente engarrafado, embalado e vendido."A banda cresceu desconfortavelmente com o sucesso da canção, e em vários concertos posteriores chegou a excluí-la da setlist. Antes do lançamento do álbum seguinte In Utero em 1993, Novoselic confessou "Se não fosse a 'Teen Spirit', eu não sei como teria sido o Nevermind" e acrescentou "Não há nenhuma 'Teen Spirits' em In Utero."Cobain afirmou em 1994 que "Eu ainda gosto de tocar a 'Teen Spirit,' mas é quase um embaraço tocá-la […] Toda a gente focou-se demaiado nessa canção."

Mesmo após a morte de Cobain em 1994, "Smells Like Teen Spirit" continuou a receber aclamação da crítica. Em 2000, a MTV e a Rolling Stone colocaram a canção no terceiro posto da lista das 100 melhores canções pop, apenas atrás da "Yesterday" dos The Beatles e a "(I Can't Get No) Satisfaction" dos The Rolling Stones. O projecto "Canções do Século" de 2001 da RIAA atribuiu o 80º lugar a "Teen Spirit", ficando a frente dos álbuns Kind of Blue de Miles Davis e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Em 2002, a NME considerou a canção a segunda na sua lista dos "100 Melhores Singles de Sempre", enquanto em 2003 a VH1 colocou "Smells Like Teen Spirit" no topo da lista das "100 Melhores Canções dos Últimos 25 Anos". A canção surge em terceiro numa votação da Q no mesmo ano. A Rolling Stone atribuiu a "Smells Like Teen Spirit" o nono lugar na sua lista de 2004 das 500 melhores canções de sempre, e descreveu o seu impacto como "Uma onda de choque de pureza amplificada, [ela] limpou os Eighties para fora do mapa da pop da noite para o dia." Na votação para a A Letra Favorita da Nação da VH1 UK em 2006, a linha "I feel stupid and contagious/here we are now, entertain us" foi a terceira preferida entre mais de 13 mil votantes. Em contraste, a revista Time propôs na descrição de Nevermind no "The All-TIME 100 Albums" em 2006 que "'Smells Like Teen Spirit' […] talvez seja a pior canção do álbum."

Letra e interpretação

"Teen Spirit" é geralmente interpretada como sendo um hino de revolução da juventude, interpretação reforçada pelo seu vídeo musical.Durante a discussão da canção na biografia de Michael Azerrad Come as You Are: The Story of Nirvana, Cobain revelou que sentia um dever de "descrever o que sentia à minha volta, da minha geração e das pessoas da minha idade."O livro Teen Spirit: The Stories Behind Every Nirvana Song descreve "Teen Spirit" como "uma típica exploração tenebrosa do sentido e a sua falta por Cobain."Azerrad joga a partir da justaposição da letra contraditória de Cobain, como em "It's fun to lose and to pretend" ("É divertido perder e fingir") e afirma: "o ponto que emerge não é apenas o conflito de duas ideias opostas, mas a confusão e a raiva que esse conflito produz no narrador — este está zangado por estar confuso." A conclusão de Azerrad é que a canção é "alternadamente uma reacção sarcástica à ideia de na verdade haver uma revolução, ainda que também abrace a ideia."

Vídeo musical

O vídeo musical de "Smells Like Teen Spirit" foi o primeiro do realizador Samuel Bayer, que viria a realizar vídeos para artistas como Green Day, Metallica e The Smashing Pumpkins. Bayer acredita que foi contratado porque o seu currículo era tão pobre que a banda previu que a sua produção iria ser "punk" e "não corporativa".O vídeo baseou-se no conceito de concerto numa escola que acaba em anarquia e tumulto. Foi inspirado no filme de Jonathan Kaplan de 1979, Over the Edge, bem como no filme dos Ramones Rock 'n' Roll High School. Filmado num palco em Culver City, o vídeo inclui a banda a tocar durante um pep rally no ginásio de uma escola secundária para uma audiência de estudantes apáticos sentados na arquibancada, com cheerleaders usando vestidos negros com o símbolo anarquista A no círculo. O vídeo termina com os estudantes unidos a destruir o cenário e o material da banda. A demolição do cenário captado na conclusão do vídeo foi o resultado de descontentamento genuíno. Os figurantes que ocuparam a arquibancada tinham sido forçados a permanecer sentados durante várias repetições da canção durante uma tarde inteira de filmagens. Cobain convenceu Bayer permitir que figurantes fizessem mosh, transformando o cenário num caos. "Quandos os moços vieram dançar, simplesmente disseram 'vai-te f****', porque estavam cansados desta merda todo o dia", disse Cobain. Cobain desgostou da edição final de Bayer e supervisionou pessoalmente a re-edição do vídeo que resultou na versão que acabou por ir para o ar. Uma das principais adições de Cobain foi a penúltima imagem do vídeo, que era uma aproximação à sua própria cara após esta ter sido parcialmente escondida durante grande parte do vídeo. Bayer notou que ao contrário dos artistas com quem viria mais tarde a trabalhar, Cobain não se preocupava com a vaidade, mas sim que "o vídeo tivesse algo que fosse realmente sobre o que eles eram."

Tal como a canção, o vídeo musical de "Smells Like Teen Spirit" foi bem recebido pela crítica. David Fricke da Rolling Stone descreveu o vídeo como "o maior show que poderia imaginar". A juntar ao primeiro lugar nas categorias de singles, "Teen Spirit" também atingiu o topo na categoria de vídeo musical na votação "Pazz & Jop" de 1991 da Village Voice. O vídeo garantiu a Nirvana os prémios de Melhor Novo Artista Melhor Vídeo Alternativo nos MTV Video Music Awards de 1992,e em 2000 o Guinness World Records declarou "Teen Spirit" o Vídeo Mais Tocado na MTV Europe. Nos anos seguintes, Amy Finnerty, anteriormente do departamento de Programação da MTV, afirmou que o vídeo "mudou toda a imagem da MTV" ao dar-lhe "toda uma nova geração a quem vender".VH1 posicionou a estreia do vídeo de "Teen Spirit" no 18º lugar na sua dos "100 Maiores Momentos de Rock & Roll na TV," notando que "o vídeo [serviu] no rock alternativo como uma força da cultura pop e comercial." Em 2001, a VH1 colocou o vídeo em 4º na sua lista dos "100 Maiores Vídeos".O vídeo foi parodiado pelo menos duas vezes: no vídeo musical de "Weird Al" Yankovic para "Smells Like Nirvana" e no vídeo musical de Bob Sinclar para "Rock This Party (Everybody Dance Now)", em 2006.
Fonte: Wikipédia
Eu acho Smells Like Teen Spirit um dos melhores clipes da banda. É sim um protesto, um protesto contra tudo. É uma pena que a juventude de hoje em dia seja tão diferente da dos anos 1990.

Nenhum comentário: