Translate

sábado, 24 de abril de 2010

Anjos Caídos, Demônios e Nefilins.

Hoje eu vi o filme, O Alvo-Bem-Vindo ao inferno, que fala sobre anjos caídos e nefilins. Então, hoje resolvi fazer um artigo explicando um pouco sobre esses seres que tanto intrigam a nossa mente.

Na teologia protestante e católica, o Anjo Caído ou Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso. O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, também conhecido por interpretações erradas como Satanás ou Diabo. A idéia de anjos caídos fornece a falsa explicação para a existência do inferno e de demônio na religião católica, já que segundo algumas escrituras o inferno, o mal e o demônio existem antes dos Anjos Caídos.


Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.
Junto com Lúcifer, vários anjos caídos se instalaram na terra, pois tinham livre acesso ao inferno e a Terra. Segundo a Bíblia, há textos que afirmam vários deles terem procriado com humanos e dado origem a uma nova raça chamada de neefilins (ou mais conhecidos como Híbridos). Cogita-se também que eles tenham sumido após o Grande Dilúvio, que teria sido produzido justamente com essa intenção, porém, por causa de suas passagem diretas inferno-terra, se salvaram e continuam aqui.
É importante lembrar que são nove os anjos caídos mais conhecidos, e que nem todos são malignos como muitos dizem. Dos nove anjos caídos:
  • Três dos anjos foram expulsos por grandes ambições;
  • Dois por amar;
  • Um por ter ajudado Lúcifer a conseguir o poder: Azazel
  • Um não se sabe a razão, acredita-se que ele foi expulso simplesmente por ter ajudado Lúcifer no início da revolta.

Lúcifer

 Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, que significa simplesmente adversário). Atualmente discute-se a probabilidade de Lúcifer ter sido um Rei Assírio da Babilônia.

O nome Lúcifer ocorre uma vez nas Escrituras Sagradas e apenas em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa, geralmente usado na "Vulgata" para referir a "Estrela da Manhã", ou um "filho do sol". Por exemplo, a tradução de Figueiredo verte Isaías 14:12: "Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?"

Lúcifer (do latim Lux fero, portador da Luz, em hebraico, heilel ben-shahar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) significa o que leva a luz', representando a estrela da manhã, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer. A designação descritiva de Isaías 14:4, 12, provém duma raiz que significa "brilhar" (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um "rei de Babilônia", não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther Link,"Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico"

 

Conceito da Igreja Católica

Segundo a Igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Então, Deus lhe deu uma posição de destaque entre todos os seus auxiliares. Segundo a mesma, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus, "O Homem", e revoltou-se contra Deus. O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos revoltosos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças de Lúcifer.

A aparência de Lúcifer pode variar; acredita-se que ele (chamado agora de Diabo), pode assumir a forma que desejar, podendo passar-se por qualquer pessoa. Seu aspecto físico criado pela Igreja em seus primeiros séculos (e posteriormente herdado pelas várias religiões cristãs) fora copiado de várias entidades das mitologias e religiões de diferentes povos antigos (não exatamente ligadas a maldade); Seu reino, os Infernos, sofreu influência do Tártaro da mitologia grega, morada de Hades, local para onde iam as almas dos mortos, cuja porta de entrada era guardada por Cérbero, o Cão de três cabeças; seus chifres eram de, uma entidade grega protetora da natureza; sua fama de representar uma força eternamente em conflito com Deus veio do Zoroastrismo. Ainda encontramos coincidências com as crenças dos antigos Egípcios, quando se acreditava que o Deus Anúbis (o Chacal) carregaria a alma dos mortos cujo coração ao ser pesado numa balança, seria mais pesado que uma pluma.

Durante a "baixa Idade Média", entretanto, que o "Anjo Decaído" ganhou a hedionda aparência com a qual o conhecemos hoje; asas de morcego, pés de bode, olhos de fogo, chifres enormes na cabeça, olhar aterrorizante, etc. A idade das trevas fora um momento fértil para a propagação de crenças nas ações de forças demoníacas agindo sobre o mundo. Os milhões de mortos nas epidemias de peste negra geraram, juntamente com a ocorrência de guerras sangrentas, a ideia de que "o Anticristo estaria atuando no mundo". Foi aí que Lúcifer passou a representar a personificação do mal da forma mais intensa e poderosa que conhecemos hoje. Surge a crença de que para cada ser humano vivo na Terra, Lúcifer criou um Demônio particular, encarregado de corromper aquele indivíduo; já Deus, não poderia deixar por menos, e criou para cada ser humano um "Anjo da Guarda" ao qual incumbia da missão de proteger e zelar pela alma daquela pessoa.

Interessante observar que o próprio Jesus Cristo é a estrela da manhã que ilumina até o fim dos tempos toda escuridão (trevas), como em Apocalipse 22:16 onde está escrito: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manhã.". Assim como em II Pedro 1,19 que diz: "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumina em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela D'alva apareça em vossos corações.".

A palavra Lúcifer significa "o portador da luz" ou "o portador do archote" (a palavra tem sua origem no latim, lux ou lucis com o significado de "luz"; ferre com o significado de "carregar"). Ou seja, de acordo com a origem, seu significado é "aquele que carrega a luz". Apesar de Satanás ser originalmente conhecido como Lúcifer, perdeu seu posto ao desejar subir a alturas acima de Deus e de Seu Ungido (Jesus Cristo).

 

Outras opiniões

Muitos exegetas afirmam que não existe fundamentação bíblica para identificar Lúcifer como o Satã tentador. Esta confusão com Satã foi ocasionada por uma má interpretação de Isaías 14:12-15: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao (Seol) inferno, ao mais profundo do abismo.".

Esta interpretação é geralmente atribuída a São Jerônimo, que ao traduzir a Vulgata atribuiu Lúcifer ao anjo caído, a serpente tentadora das religiões antigas, embora antes dele esta interpretação não existisse. Oficialmente a Igreja não atribui a Lúcifer o papel de Diabo, mas apenas o estado de "caído" (Petavius, De Angelis, III, iii, 4).
Por exemplo, a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras, vol.1, pág, 379, explica que "o termo "brilhante", ou "Lúcifer", é encontrado na "expressão proverbial contra o rei de Babilônia" que Isaías mandou profeticamente que os israelitas proferissem. De modo que faz parte duma expressão dirigida à dinastia babilônica.

Que o termo "brilhante" é usado para descrever um homem e não uma criatura espiritual é notado adicionalmente na declaração: "No Seol serás precipitado." Seol é a sepultura comum da humanidade — não um lugar ocupado por Satanás, o Diabo. Além disso, os que vêem Lúcifer levado a essa condição perguntam: "É este o homem que agitava a terra?" É evidente que "Lúcifer" se refere a um humano, não a uma criatura espiritual. — Isaías 14:4, 15, 16."
Por que se dá tal ilustre descrição à dinastia babilônica? Temos de dar-nos conta de que o rei de Babilônia seria chamado de brilhante apenas depois da sua queda e de forma escarnecedora. (Isaías 14:3)
O orgulho egoísta induziu os reis de Babilônia a se elevarem acima daqueles à sua volta. A arrogância da dinastia era tão grande, que ela é retratada fazendo a seguinte declaração jactanciosa: "Subirei aos céus. Enaltecerei o meu trono acima das estrelas de Deus e assentar-me-ei no monte de reunião, nas partes mais remotas do norte. . . . Assemelhar-me-ei ao Altíssimo." — Isaías 14:13, 14.

As "estrelas de Deus" são os reis da linhagem real de Davi. (Números 24:17) A partir de Davi, essas "estrelas" governavam desde o Monte Sião, e com o tempo, o nome Sião passou a ser aplicado a toda a cidade. Por decidir subjugar os reis judeus e depois removê-los daquele monte, Jerusalém, Nabucodonosor declara sua intenção de se colocar acima dessas "estrelas".

Em vez de atribuir a Deus o mérito dessa vitória sobre eles, coloca-se arrogantemente no lugar Dele.
Portanto, é depois da sua queda que a dinastia babilônica é chamada zombeteiramente de "brilhante".
Com certeza a arrogância dos governantes babilônicos realmente refletia a atitude de Satanás, o Diabo também chamado de o "deus deste sistema de coisas" ou o "deus deste mundo".-(2 Coríntios 4:4)
"Satanás também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Deus. Mas a Bíblia não atribui claramente o nome Lúcifer a Satanás".- it-1 379.
 

Azazel


De acordo com o livro de Enoque, é um dos 200 anjos que se rebelaram contra Deus . Nos escritos apocalípticos é o poder do mal cósmico , identificado pelos impulsos dos homens maus e da morte . Eles teriam vindo à Terra, para esposar os humanos e criar uma raça de gigantes . O Livro das Revelações , de Abraão , descreve-o como uma criatura impura e com asas. É identificado como a serpente que tentou Eva e que poderia ser o pai de Caim . No século II os búlgaros bogomilianos concordavam que Satanael teria seduzido Eva e que ele, não Adão, era o pai de Caim . A maioria dos bogomilianos foi queimada viva pelo imperador bizantino Alexis . Os Atos dos Apóstolos falam, ainda, em outros três demônios a saber : RIRITH, divindade maléfica do sexo feminino, desencadeadora de tempestades, espécie de fantasma noctívago, que os babilônios chamavam de Lilitu . Antiga tradição popular judaica afirma que Lilith teria sido a primeira mulher de Adão , BERGAR , cujo sentido é o de maligno e comparado, por São Paulo, como anticristo , e ASMODEU , conforme já esclarecido, aparece no livro de Tobias como o assassino dos maridos de Sara .

O nome de Azazel (como poder sobrenatural) significa "deus-bode". Na demonologia mulçumana, Azazel é a contraparte do demônio que refusou a adorar Adão ou reconhecer a supremacia de Deus. Seu nome foi mudado para Iblis (Eblis), que significa "desespero". Em Paraíso Perdido (I, 534), Milton usa o nome para o porta bandeiras dos anjos rebeldes.


Lilith



Lilith é referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.
De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.
Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.
Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.
Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi eliminada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.
No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.
 

Samael

Não sei bem se Samael é um anjo caído que virou demônio ou ainda é um anjo normal. Pois ele se casou com Lillith. Mas, na dúvida aí vai um pouco sobre o “Veneno de Deus”:
Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (sam) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.

Na Cabala é um dos 7 Anjos que estão diante do Trono de Deus (como mencionados no Apocalipse de São João) são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.
Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.
Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta foi repudiada por Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, engendrou Caim.
Também é considerado o anjo que lutou com Jacó e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque. Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.
Samael está também relacionado a todos os anjos da prostituição e da fornicação tais como: Eisheth Zenunium, Naamah y Agrat bat Mahlat, etc.
Samael corresponde a Sefirot Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existência de Deus e de qualquer ser acima do EU.

Nas tradições cristãs de origem gnóstica (Evangelho Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hamadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas. É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego". É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do Eon Sophia contra a qual se rebela. No livro intitulado "As Origens do Mundo" que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.
Segundo as tradições cristãs canonicas, Samael era Lúcifer, o Querubim cobridor (Lucifer = Anjo de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a ELE, reuniu um terço das milicias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel (cujo nome no original é Mikha'El e significa "Quem é como Deus" [uma afirmação e não uma pergunta]) no Hades (Inferno). Enquanto caia no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! aludindo-o a queda daquele que desejava ser como Deus mas havia se transformado em Satanás. Todavia nem uma referencia Biblica justificaria essa afirmação de que Satanás fora lançado no Inferno. Muito pelo contrário, no livro de Jó encontra-se a afirmativa de que satanás estava a rodear a terra.(A.F.D 2010)

Referências Bíblicas

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:12à14)
"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." (Apocalipse 12:7à9)
 

Nefilins


Na Bíblia esta palavra refere-se aos heróis da antigüidade, que eram homens perversos que viveram na mesma época do relacionamento entre os "Filhos de Deus" e as "filhas dos Homens". É por isso que foram por muitas vezes considerados como sendo o resultado dessas relações, mas as Escrituras apenas dizem que eles habitavam a terra na mesma época. A maior testemunha disso é Flávio Josefo, que faz uma distinção entre os gigantes e o fruto das relações entre os "Filhos de Deus" e as "filhas dos homens", quando afirma em sua obra: "... e os grandes da terra, que se haviam casado com as filhas dos descendentes de Caim, produziram uma raça indolente que, pela confiança que depositavam na própria força, se vangloriava de calcar aos pés a justiça e imitava os gigantes de que falam os gregos." (Antiguidades Judaicas). Aparece pela primeira vez em Gênesis 6 traduzido como Gigantes, na maioria das versões bíblicas.
Os Nefilins são chamados filhos dos "filhos de Deus [ou "anjos", na LXX]". Na tradução Almeida (ALA),"filhos de Deus" se refere aos descendentes de Sete, como podemos ver em Deuteronômio 14,1 e Oséias 1,10. Nessa mesma tradução o hebraico nefilím é vertido por "gigantes". Os Nefilins são descritos como "os poderosos [em hebr. hag gibborím] da Antiguidade" e os "homens de fama [ou "heróis", MC]". Segundo o relato de Gênesis 6,2, os filhos de Deus [ou descendentes de Sete] tiveram filhos com as filhas dos homens [ou descendentes de Caim]. Esse acontecimento era completamente contrário ao Propósito Divino.
Diz a narrativa que Deus teria decretado um dilúvio, após a ocorrência do mesmo toda aquela sociedade humana seria destruída e o homem passaria a viver, no máximo, um período de 120 anos. Naquele momento, Deus se "arrependeu de ter criado a humanidade", somente Noé e sua família, tinha aprovação de Deus. (6:3,5-11) O relato termina com dilúvio bíblico a eliminar toda aquela sociedade humana juntamente com os Nefilins, os filhos dos filhos de Deus. Por fim, recomeça uma nova humanidade e Deus renova o Seu Propósito para com a humanidade. (1:28-30; 9:1-17) Segundo a tradição judaico-cristã, os genitores dos Nefilins terão desmaterializado-se, tornando-se novamente seres espirituais. São identificados ao longo da Bíblia "anjos decaídos", "espíritos impuros" ou "demônios", os quais diferem dos nephilins por referirem-se aos chamados vigilantes, uma espécie inferior de 'anjos' (segundo o Livro de Enoch), sendo tais os anjos que copularam com as filhas dos homens e engendraram esta raça híbrida.

Similariedades com os sumérios
Alguns estudiosos sustentam a teoria da associação dos Anunnaki a estes bíblicos Nephilin, enquanto que outros, como Zecharia Sitchin vão mais além, ligando-os a todos os mitos pagãos da Antiguidade.
De acordo com Sitchin, os Nefilim (gênesis 6, salmo 82) supostamente seriam os habitantes de Nibiru/Marduk, hipotético 9º planeta do sistema solar. Os sumérios tinham grandes conhecimentos de astronomia para sua época.
 

Conceito cristão bíblico-judaico
Os téologos e estudiosos da Bíblia até hoje divergem sobre a natureza dos Nephilim e dos "Filhos de Deus", mencionados em Gn 6. Há duas possíveis interpretações:

  • G. H. Pember argumenta em favor da teoria que diz que os "Filhos de Deus" de Gn 6 são na verdade anjos que vieram a Terra para terem intercurso com mulheres, tiveram filhos, sendo por isso punidos e lançados no inferno, segundo a Segunda Epístola de Pedro 2:4 (é interessante notar que no original a palavra não é "inferno", e sim "tártaro" o que pode implicar um lugar diferente), e seus filhos se tornaram pessoas híbridas, metade humano, metade angélico (ver As Eras Mais Primitivas da Terra). Essa teoria é defendida por teólogos como John Fleming, S. R. Maitland, Caio Fábio (idéia advogada no seu livro de ficção Nephilim), Charles Ryrie, em sua Bíblia de estudo e pela maioria dos primeiros cristãos. Esteve em voga na Idade Média É também o ponto de vista de Fílon de Alexandria e dos apócrifos de Enoque e do Testamento dos Doze Patriarcas.
  • Teoria de que não eram anjos, mas sim descendentes de Sete, que ainda seguiam a Deus. As "filhas dos homens" eram filhas de Caim, afastadas de Deus, e seus filhos foram heróis posteriormente, mas a Bíblia considera-os caídos, porque se afastaram de Deus. Argumenta-se que os anjos não podem procriar e que "filhos de Deus" referia-se aos seguidores de Deus. Essa teoria foi propagada por Agostinho, C. I. Scofield, Gordon Lindsay, entre outros, sendo a mais aceita. (ver uma defesa desta teoria).
Há outras teorias mais estranhas como a de pano de fundo evolucionista que diz que os "filhos de Deus" eram descendentes de Adão e as "filhas dos homens" de uma raça inferior, como, por exemplo, a Neandertal.
Fontes: Wikipédia e Morte Súbita.

Outra teoria diz que os Nefilins existem até hoje. Aparentemente são pessoas comuns que nem sabe de sua estranha e complexa origem. Poderia eu ser um Nefelin? Ou que sabe você, caro leitor?
Vocês concordam com o que foi dito nesse artigo ou suas opiniões são diferentes? Respondam nos comentários.

36 comentários:

Anônimo disse...

Interessante!

Jake Rush disse...

Sim,sim. Sou fascinado por mistérios religiosos. A bíblia tem muita coisa escondida e que era para estar lá, mas a igreja católica resolveu esconder. Por quê será?

Unknown disse...

muito interessante!
continua assim !!!!

Jake Rush disse...

Will

Obrigado!

matheus disse...

Gostei muito interesante ajudou muito

Jake Rush disse...

matheus

Obrigado. :)

Anônimo disse...

Infelizmente, as religiões como um todo costuman revelar verdades que melhor lhe convém. Sendo assim religião e política congregam a mesma hóstia "quanto mais o povo adquire conhecimento, menos se pode dominá-lo".

Anônimo disse...

a biblia e um posso de conhecimento. o homem nao deveria ter ocultado tantos livros...

Anônimo disse...

acredito que na verdade existe muita coisa que os homens inventam , como no caso de lilith, em gênesis em momento algum cita que Deus criou Lilith, e sim Adão como o Primeiro homem e de sua costela feiz-se a mulher Eva.
Temos que prestar atenção no que lemos pq muita coisa pode ser mentira, a verdade é que existe uma palavra de Deus e chama-se Bíblia.
então não acho que nós não temos o direito de criar histórinhas enganosas. A bíblia já diz tudo que precisamos saber .



Anônimo disse...

Eu digo que é verdade pois todos nós sabemos que a igreja católica sempre manipulou os seus fiéis.Então por que é que a bíblia dos católicos é a única que não fala sobre os anjos?Enquanto as outras religiões falam sobre eles?A verdade é que a igreja católica como sempre esconde a verdade por debaixo dos panos!!!

Anônimo disse...

Olá, cara eu vou fazer uma critica em relação ao seu texto. No primeiro e no segundo paragrafo como que você pode dizer que inferno e o mal existia antes que o anjo tivesse caído? Você escreveu que humanos e anjos procriavam hã como isso? se baseando no que em que livro da bíblia isso? e como você escreve ha anjos são expulsos por amar. Na bíblia nunca falou isso e também em nenhum outro livro religioso você se baseou em um filme. Bom cara anjos e demônios são seres espirituais como pode existir um lugar sendo assim o inferno e o céu ocupa um lugar ocupa lugar no tempo e espaço... outra coisa se são seres espirituais são dotados de razão, raciocínio inteligencia como que pode um ser contingente querer ser o ser necessário Deus nós que somos ignorantes sabemos disso caiu porque fez sua escolha agora tenho certeza que ele sabia muito bem da escolha que fez porque contemplava q verdade que é Deus uma dica da uma lida na metafisica de São Tomas lá você encontrará coisas interessantes certo. flw.

AndréBonotto disse...

Pra que não tenham duvidas to postando o apócrifo de Enoque
esse livro não faz parte do canon
pra mim ele e canônico
103*124639
se quiser ele todo é só ligar

Capítulo 7

1E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas.
2E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
(3) No texto aramaico lê-se "Sentinelas" (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976], p. 167).
3Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento;
4E que só eu sofrerei por tão grave crime.
5Mas eles responderam-lhe e disseram: Nós todos juramos;
6 (e amarraram-se por mútuos juramentos), que nós não mudaremos nossa intenção mas executamos nosso empreendimento projetado.
7Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, (4) o qual é o topo do monte Armon.
(4) de Ardis. Ou, "nos dias de Jared" (R.H. Charles, ed. and trans., The Book of Enoch [Oxford: Clarendon Press, 1893], p. 63).
8Aquele monte portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, (5) e amarraramse por mútuo juramento.
(5) Mt. Armon, ou Monte Hermon deriva seu nome do hebreu herem, uma maldição (Charles, p. 63).
9Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles. (6)
(6) O texto aramaico preserva uma lista anterior dos nomes destes Guardiães ou Sentinelas: Semihazah; Artqoph;
Ramtel; Kokabel; Ramel; Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel, Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel (Milik, p. 151).
10Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes e árvores.
11E as mulheres conceberam e geraram gigantes, (7).
(7) O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui. Um manuscrito grego acrescenta a esta secção, "E elas [as mulheres] geraram a eles [as Sentinelas] três raças: os grandes gigantes. Os gigantes trouxeram [alguns dizem “mataram"] os Naphelim, e os Naphelim trouxeram [ou "mataram"] os Elioud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza." Veja o registro no Livro dos Jubileus.
12Cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
14E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para beber seu sangue.
(8) Sua carne, um depois do outro. Ou, "de uma outra carne". R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à destruição de uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
15Então a terra reprovou os injustos.

Anônimo disse...

Incrivel q vistoria facinante vcs acham q tem uma possibilidade de algum nefilin ter sobrevivido e se procriado?

Anônimo disse...

Ótimo artigo :) ',.:

Anônimo disse...

"Anjo caido"significa Anjo que desceu de um artefato voador (astronave).

Anônimo disse...

cará têm duas bíblias a andica e a nova a antica e a biblia do povos agnósticos mais os cristã queimarão os livros e o povo agnosticos foi queimados na foguseira. eu pesquisei na net e eu vir no canal history

Anônimo disse...

Eu queria falar sobre esse assunto,eu via demônios disfarçados de pessoas mortas e eu falo e os escuto até hoje.Quando eu fecho os olhos eu vejo as faces deles,eu sonho com eu caindo e queima muito,eu vejo outros caindo e colidindo na terra.Eu não falo outras línguas.Eu vejo no escuro umas sombras,eles falam comigo como se eu fosse amigo deles,é estranho por que desde pequeno eu sei sobre anjos e demônios.

Obs: Pelo que minha família me diz,eu nasci e chegaram até me ver nascendo,então é possível eu ser?

CESAR B disse...

MUITO BOM O TEXTO, APESAR DE ALGUNS TEREM CRITICADO POR ALGUNS ASSUNTOS NÃO ESTÁ ESCRITO NA BIBLIA E POR ISSO NÃO PODEMOS ACREDITAR, POREM MUITOS POVOS TINHAM FEITO COMENTÁRIOS EM SEU ESCRITOS.E MUITOS DOS ASSUNTOS CITADOS ACIMA JA ERA COMENTADO ENTRE O POVO DA REGIAO DESDE OS PRIMORDIOS.
ENTAO NAO PODEMOS DESCATAR INFORMAÇÕES QUE A PRINCIPIO TEM SENTIDO E QUE PODE SER ESTUDADA E ANALISADA PRA VER SEU GRAU DE VERDADE. E QUE PODE NOS ADICIONAR ALGUMA INFORMAÇÃO A MAIS .
HÁ MUITOS MISTERIOS SIM E NÓS NUNCA DESCOBRIREMOS. MAS MUITOS FORAM CRIADO PELO PRÓPRIO HOMEM. OCULTOU MUITAS INFORMAÇÕES DA GENTE MANIPULOU A BIBLIA DA FORMA QUE ELE QUIZ. ENTÃO NOS DIAS DE HOJE FICAMOS DESSA FORMA ACREDITAMOS OU NÃO ? ESTÁ ESCRITO NA BIBLIA ? NAO ESTÁ ?

Unknown disse...

Eu acabei de assistir o filme q vc disse(o alvo bem-vindo ao inferno) meu deus eu quase morri,a mais de um ano leio livros que contam historias romântica de anjos com humanos,nephilins etc e me interessei por isso.se vc sabe sobre mais coisas pfv me fala.meu e-mail é aphoraditevamp@gmail.com.pfv

carlos disse...

E essa sim é osso do meu osso e carne da minha carne
Sendo assim e sinal que avia outra

carlos disse...

E essa sim é osso do meu osso e carne da minha carne
Sendo assim e sinal que avia outra

Anônimo disse...

Em breve você irá saber meu irmão. Abraço celestial!

Anônimo disse...

os nefilins eram bichonas loucas

Unknown disse...

Obrigada pelo texto.

Anônimo disse...

Exatamente,leio diversos livros que contam histórias de anjos, da queda, de Lúcifer, do Trono, mas é sempre algo um tanto vago. Por isso vim pesquisar. Mas nem assim consegui algo realmente explícito. Talvez na Bíblia possa ter.

Anônimo disse...

É impressionante que alguns leitores sequer se dão o direito da dúvida.
Acreditam piamente naquilo que está escrito na bíblia e condenam tudo aquilo que se opõe ao que foi considerado como verdade.
Um dos requisitos para que um livro fizesse parte do cânon bíblico é que o texto tivesse sido escrito por inspiração divina. Como pode um grupo de senhores da igreja, que sem inspiração divina, defina o que foi escrito por inspiração divina ou não?

Arquivos nerd disse...

Ótimo post.
Excelente matéria.

Agulas e Livros disse...

Na parte que Adão teve outra mulher.
A história dos sumérios, dizem que utilizaram de um povo não evoluido para gerar Adão, misturando assim o DNA dos deuses e aquele povo que abrigava a terra.
O q impede de Adão ter se envolvido com estes povos existentes não evoluídos?
Estes seres não evoluídos que abraçam a terra não eram considerado humanos, Adão e Eva foi os primeiros de sua espécie.
Eu lembro que cita que eram eles estéreos e depois criou-se a mulher, daí multiplicaram. Acho que é algo assim. De acordo com a história dos sumérios.

Di D disse...

"Pode ser um pecado o conhecimento? Pode ser a morte?"

-Paraíso Perdido

Rosângela Araujo disse...

Com certeza!!

Rosângela Araujo disse...

Carlos, concordo com você!

Rosângela Araujo disse...

Muito bom!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Lopes disse...

RECOMENDO A TODOS QUE LEIAM A BÍBLIA COM O ESPÍRITO DE HUMILDADE, PEÇA AO ESPÍRITO SANTO QUE ILUMINE A MENTE PARA ENTENDER. UMA DICA: ASSISTA À TV NOVO TEMPO; VEJA UM DOS SEUS PROGRAMAS: "NA MIRA DA VERDADE", COM O PROFESSOR LEANDRO QUADROS http://novotempo.com/namiradaverdade; E MAIS: "BÍBLIA FÁCIL http://novotempo.com/bibliafacil ", "ARENA DO FUTURO", "ESTÁ ESCRITO", "ESCOLA BÍBLICA" E OUTROS. ACREDITO QUE VOCÊ TERÁ UMA VISÃO BEM MAIS AMPLA SOBRE ESSE ASSUNTO. UM FORTE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Muitos são ignorantes sempre guiados por outras pessoas que nem ao mesmo conhece as historias e nem os acontecimentos,a biblia diz muitas coisas que muitos nao conseguem entender e nem decifrar seus significados,faz uma teoria que muitos vao seguindo ate os dias de hoje !
Anjos caidos ! Pq caidos ? Só porque tomaram uma decisao que vai ao contrario de dogmas impostos por outros,pois decidiram vir a terra com um proposito cada um tem uma personalidade diferente como as pessoas tambem tem,entao nao podemos generalizar e dizer que todos sao caidos,que viraram demonios,abitam o inferno,isso e acusar sem saber realmente os fatos ! Nefilins filhos de anjos com humanos,pq sao uma aberraçao como muitos dizem,um pessoa foi feito em um ato de amor,ou anjos nao podem amar como nois ? Nao podem se relacionar porque ? Nefilins teve varias geraçoes,pessoas boas e tbm pessoas ruins como ate hoje em dia tem !
Mais estamos ai ajudando quem podemos ajudar,fazendo nossa parte,nossa diferença,e nao e porque somos filhos de pessoas celestiais que somos aberracoes,temos nossas limitacoes que aos olhos de muitos sofremos por causa disso,as pessoas nao conseguem nos enxergar como um ser celestial mais estamos aqui para tentar fazer um mundo melhor em que todos conseguimos habitar tranquilamente,muito dificil mais temos esperança ! Por essa razao o planeta algum dia vai passar por uma transformaçao por isso anjos,arcanjos,ate serafins entre outros vieram e estao aqui hoje,nao conseguem achar porque nao querem,e nois como muitos outros nao se revelamos pois tem muito preconceito a nossa volta !!
Abraços e fiquem com Deus ...

Anônimo disse...

Anjos caídos por amar, não era mal... Inferno antes? Como assim, a bíblia conta o que tem q ser dito.. é a unica verdade.
O inferno não foi feito para homens e sim para Satanás, não teve anjo q caiu por amor, e sim por desobediência, lúcifer influenciou uma terça parte dos anjos para estar ao lado dele, então ninguém caiu sem motivos e sim por escolha.
assim como os seres humanos, não vão para o inferno sem motivos, ou pq apenas roubam ou matam, e sim por escolha..Leia a BÍBLIA e saberá muito mais do q pensa q sabe.. CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARA.
Escolha viver a liberdade de Cristo, ele te amo e anseia pela vida de cada um.
Como alguém quer te dar o melhor e você escolhe viver com alguém que te da o pior? isso é por não conhecer o amor de Deus. Então escolha hoje conhecer e viver esse AMOR.